Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Volkswagen obtém créditos de carbono com sua hidrelétrica

há 12 anos

A PCH Anhanguera, primeira Pequena Central Hidrelétrica da Volkswagen do Brasil, acaba de receber o Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Inédito para a unidade brasileira da Volkswagen, o certificado atesta que sua usina hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Os créditos concedidos pela ONU somam 162.848 toneladas de CO2e (gás carbônico equivalente) para o período de 10 anos, sendo que seu valor de mercado varia conforme a oferta e a procura. Os Créditos de Carbono da PCH Anhanguera poderão ser utilizados pela Volkswagen do Brasil para neutralizar voluntariamente suas emissões ou por outras unidades do Grupo, obedecendo à legislação local. O Certificado de Emissões Reduzidas também pode ser vendido no mercado, para empresas que queiram utilizar os créditos para neutralizar suas emissões de CO2.

"Os créditos de carbono são um incentivo para que as empresas invistam em energia limpa e renovável, como já faz a Volkswagen do Brasil”, diz o vice-presidente de Finanças e Estratégia Corporativa da Volkswagen do Brasil, Carsten Isensee, responsável pelo projeto das PCHs.

A PCH Anhanguera foi inaugurada em março de 2010 no rio Sapucaí, um afluente do rio Grande, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, no Estado de São Paulo, e já possibilitou que a empresa aumentasse a utilização de energia renovável de 86% para 93,55% no acumulado de janeiro a novembro de 2011.

O investimento na geração de energia limpa é uma iniciativa pioneira da Volkswagen entre as montadoras instaladas no Brasil. Também conhecida como Celan (Central Elétrica Anhanguera S.A.), a PCH trabalha com três turbinas, com potência instalada de 22,68 MW, gerando aproximadamente 120.000.000 KWh/ano, o suficiente para abastecer uma cidade de 50 mil habitantes. A usina é resultado da parceria entre a Volkswagen do Brasil, a SEBAND e a Pleuston.

Nova usina

A Volkswagen também pretende investir aproximadamente R$ 160 milhões, em sociedade com a Pleuston Serviços, na construção de sua segunda PCH (Pequena Central Hidrelétrica), a Monjolinho. A participação da fabricante de automóveis no empreendimento, que tem previsão de inauguração para meados de 2014, será de 51%.

A PCH Monjolinho será construída no rio Sapucaí, entre as cidades de Ipuã e Ituverava, no Estado de São Paulo, a 25 quilômetros de distância da PCH Anhanguera. A segunda PCH da Volkswagen do Brasil terá capacidade instalada de 25,5 MW, com três turbinas. As obras da usina estão previstas para ter início neste ano, com estimativa de gerar 700 empregos diretos e 5 mil indiretos, além de contar com projetos sociais e ambientais. Com informações da assessoria.

  • Publicações1954
  • Seguidores328732
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações825
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/volkswagen-obtem-creditos-de-carbono-com-sua-hidreletrica/3066093

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)