Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CAESB em Brasília é condenada por demora no fornecimento de água

    A companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb foi condenada a pagar indenização por danos morais à consumidora que esperou quase um mês para ter água em seu imóvel.

    De acordo com a juíza do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública do DF, a demora superior a 20 dias para fornecer o serviço essencial é injustificável e ofendeu os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

    Na ação indenizatória, a autora afirmou que se mudou para o imóvel situado na Asa Norte no dia 12/5/2016, pediu a religação da água no dia 16/5/2016 e foi informada que o serviço seria realizado em 10 dias úteis. Entretanto, o fornecimento de água aconteceu somente no dia 9/6, após inúmeros telefonemas, o que lhe causou transtornos e aborrecimentos. A Caesb em sua defesa informou que a demora ocorreu devido à greve de seus funcionários.

    Para a juíza, no entanto, a informação prestada pela empresa não serve de justificativa para a falha na prestação do serviço, tendo em vista que “nestas situações deve-se manter efetivo mínimo para a prestação dos serviços essenciais”. Ainda segundo a magistrada, “a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral é direito básico do consumidor, nos termos do art. , inciso X, do Código de Defesa do Consumidor. Desta forma, restou demonstrada a falha na prestação dos serviços pela Caesb, ocasionando dano moral à autora, que permaneceu sem água por período desproporcional”, concluiu. Ainda cabe recuso da sentença de 1ª Instância. Com informações da assessoria do TJ-DFT.

    • Publicações1954
    • Seguidores328738
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações209
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caesb-em-brasilia-e-condenada-por-demora-no-fornecimento-de-agua/418842287

    Informações relacionadas

    Guilherme Nascimento Neto, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Ação Cível de Indenização por danos morais

    Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
    Modeloshá 5 anos

    (Modelo) Ação declaratória de nulidade de débito (consumo de água) cumulada com tutela de urgência

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)