Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Exposição na Pinacoteca de SP mostra a relação entre o homem, a natureza e o urbano

    A Pinacoteca de São Paulo está com uma exposição inusitada em suas dependências. O local, que abriga pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, agora conta também com duas obras que utilizam espécies vegetais no pátio interno. As instalações Contenção Verde e Botânica SP, do artista plástico e paisagista Fernando Limberger, reúnem árvores, arbustos e sementes que se desenvolverão aos olhos dos visitantes durante os três meses em que ficarão naquele espaço.

    O intuito do projeto é provocar uma reflexão sobre o relacionamento do homem com a natureza no espaço urbano. Um dos diferenciais da exposição é a possibilidade do público acompanhar a mutação natural da paisagem. A obra Botânica SP consiste numa grande sementeira, na qual o artista reuniu 180 espécies de sementes que coletou em expedições feitas em São Paulo, e nela o verde já começa a aparecer. “As sementes, que inicialmente estavam escondidas sob uma fina camada de areia cinza, que simula a aridez da cidade, já começaram a brotar. Cerca de 60 espécies já estão germinando e a ideia é que o público possa acompanhar a evolução dessas plantas”, conta o paisagista.

    Já a obra Contenção Verde une em um mesmo espaço cerca de 30 espécies entre arbóreas e arbustivas nativas e exóticas, que formam um grande volume verde cercado por grades de ferro também pintadas na cor verde, como aquelas presentes nos parques da cidade. “O trabalho tematiza sobre como as áreas verdes são segregadas na cidade de São Paulo. Na instalação as setas das grades estão voltadas para dentro com sentido irônico de impedir que a vegetação possa vir a invadir área externa”, explica Fernando Limberger.

    Sistema de irrigação sustentável

    Para garantir que essa vegetação cresça de forma saudável, o artista conta com o apoio da Regatec, empresa com ações focadas na sustentabilidade dos recursos naturais, e que é responsável por todo o sistema de irrigação do projeto.

    As obras demandam de três itens essenciais para a sobrevivência, como qualquer vegetação: terra, luz solar e água. Limberger explica que, além do solo preparado e da escolha de um local que recebesse luz natural, foi preciso projetar um sistema de irrigação especial para completar trabalho.

    A Regatec, empresa que atua há 26 anos no mercado brasileiro, com processos e ferramentas focadas na preservação dos recursos, como água e energia, é apoiadora deste projeto e responsável pela irrigação sustentável nas obras. Segundo Danny Braz, engenheiro e diretor técnico da Regatec, as duas instalações contarão com sistemas de irrigação automatizada, que garantem o crescimento saudável das plantas e a economia de água durante todo o processo.

    Para garantir a preservação dos elementos naturais da exposição, sistemas de irrigação distintos foram instalados pela Regatec no local. A Contenção Verde conta com o gotejamento, que não fica visível e está programado para manter a terra úmida durante a noite. Conta também com aspersores que fazem parte da instalação, pois ficam no alto da Pinacoteca e regam as plantas três vezes ao dia, em horários em que o público pode apreciar, como forma de representar a chuva e sua importância para a vegetação.

    Já a sementeira do Botânica SP, que tem um tamanho de 3 por 5,4 metros, conta com aspersores programados para regar cinco vezes por dia as espécies ali plantadas. Segundo Danny Braz, a automação faz com que a irrigação mantenha a sementeira nas condições ideais de umidade, sem desperdício de água, para que os brotos cresçam saudáveis. Com informações da assessoria. Fotografia, crédito: Christina Rufatto.

    Serviço: Contenção Verde e Botânica SP

    Quando: Até 20 de fevereiro de 2017

    Onde: Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 2). Estacionamento gratuito.

    Informações: A exposição fica aberta de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h.

    Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

    • Publicações1954
    • Seguidores328730
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exposicao-na-pinacoteca-de-sp-mostra-a-relacao-entre-o-homem-a-natureza-e-o-urbano/419296439

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)