Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PNM 2030: Brasil e as novas metas para mineração

    há 13 anos

    O Ministério de Minas e Energia divulga o PNM 2030 (Plano Nacional de Mineração 2030), programa que norteará o setor mineral brasileiro nos próximos 20 anos.

    Entre as ações previstas, está a criação da Agência Nacional de Mineração, do Conselho Nacional de Política Mineral, a consolidação do Março Regulatório da Mineração, além de mudança na outorga dos títulos minerais e uma nova política para os royalties da mineração.

    O ministro Edison Lobão destaca o papel econômico da mineração e a participação do setor mineral no PIB (Produto Interno Bruto). “É importante ressaltar que o ministério é responsável por formular políticas de atividades econômicas que respondem por aproximadamente 10% do PIB brasileiro, dos quais 4% são provenientes do setor mineral”, afirmou. O setor mineral, em 2010, obteve um faturamento de 157 bilhões de dólares e gerou divisas que alcançaram 51 bilhões de dólares, correspondendo a 25% do total das exportações brasileiras.

    O plano é fruto de um processo de consulta amplo, resultante de uma série de estudos, reuniões e oficinas coordenadas pelo MME. As mudanças propostas pelo PNM - 2030 também incluem maior controle e fiscalização dos direitos minerários que, segundo o ministro, “a população é quem tem o direito deve usufruir dessa riqueza, muitas vezes exportada sem benefícios ao país”.

    O PNM - 2030 soma-se ao conjunto de iniciativas do ministério que apontam para ampliar o conhecimento geológico do território nacional, fortalecer a gestão dos recursos minerais e fomentar a agregação de valores e conhecimentos expressos em geração de renda e emprego com a extração dos bens minerais do Estado.

    Sobre o Plano

    Esta é a quarta edição do Plano Nacional de Mineração, sendo que o último é do ano de 1994. O PNM - 2030 tem como base três diretrizes: governança pública, agregação de valor e adensamento de conhecimento e sustentabilidade. Este é o primeiro plano de longo prazo que contempla a primeira etapa de industrialização dos minérios, a transformação mineral. Segundo o secretário de Geologio, Mineração e Transformação Mineral, Claudio Scliar, "o plano é uma ferramenta que contribuirá na construção de uma Brasil soberano e sustentável com melhor conhecimento e aproveitamento dos seus recursos minerais".

    De acordo com Scliar, o PNM - 2030 é resultado de 84 estudos que fizeram um panorama do setor mineral brasileiro e sua posição mundial, as perspectivas e cenários possíveis, assim como uma previsão de demanda, investimentos e recursos humanos. Com informações do MME.

    Veja aqui a íntegra do Plano Nacional de Mineração 2030.

    • Publicações1954
    • Seguidores328726
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações733
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pnm-2030-brasil-e-as-novas-metas-para-mineracao/2565094

    Informações relacionadas

    Rick Leal Frazão, Bacharel em Direito
    Artigoshá 8 anos

    Aprendendo a ler uma lei [para leigos]

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)