Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pesquisa revela morosidade processual o STF

    há 13 anos

    Dados do projeto Meritíssimos, da Transparência Brasil , mostram que três dos dez ministros em atividade no STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, Março Aurélio e Dias Toffoli, acumulam, sozinhos, 50% dos 64,4 mil processos que permanecem sem resolução na Corte (congestionamento).

    No caso de Dias Toffoli, a quantidade elevada se deve ao fato de ele ter "herdado" mais de dez mil processos que o ex-ministro Menezes Direito deixou sem resolução quando morreu, em 2009.

    No caso dos ministros Joaquim Barbosa e Março Aurélio, o acúmulo de processos mantidos sem decisão resulta de um desempenho marcadamente mais lento desses ministros em comparação com seus colegas.

    Enquanto ministros como Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello demoram cerca de 60 semanas, em média, para decidir sobre processos do ramo Tributário, Barbosa demora 114 semanas e Março Aurélio, 82.

    Os ministros do STF têm desempenhos bastante variáveis conforme o ramo do Direito e a classe processual (o tipo de processo). Na importante classe das Ações Diretas de Inconstitucionalidade, por exemplo, os ministros Cezar Peluso, com média de 219 semanas, e Celso de Mello, com 218 semanas, são cerca de duas vezes mais lentos do que Ellen Gracie (102) ou Gilmar Mendes (98).

    Fatores que afetam a lentidão

    Os tempos prolongados de tramitação de processos no STF (como de resto em toda a Justiça brasileira) decorrem de fatores que podem ser classificados em três categorias.

    Fatores fora do alcance imediato do STF

    Quantidade excessiva de processos. O STF é a um tempo última instância para recursos provenientes das Justiças federal e estadual, e corte constitucional e foro especial para indivíduos que ocupam cargos políticos na esfera federal. Processos referentes ao terceiro tipo são relativamente raros; os dois primeiros representam a parte do leão dos processos que chegam ao STF.

    Como a Constituição brasileira hiperregula direitos, e como não há mecanismos judiciais eficazes para eliminar mais precocemente, nos níveis inferiores, alegações de dano a esses direitos, basta contar com recursos suficientes para pagar advogados para levar praticamente qualquer tipo de causa à Corte Suprema.

    Excesso de oportunidades para as partes interporem recursos, decorrente da não funcionalidade dos códigos de processo. Isso é usado pelas partes para protelar decisões. Ainda por conta disso, nas causas que envolvem órgãos do Estado, a obrigatoriedade de estes "lutarem até o fim" leva ao STF uma grande quantidade de ações envolvendo questões irrisórias. Quando uma parte é o Estado, seus prazos correm em dobro.

    Espaço excessivo para advogados (principalmente), procuradorias públicas e outros solicitarem vista de processos e formularem petições sem nenhum outro objetivo senão procrastinar o andamento dos processos. Há enorme relutância de todos os envolvidos, a começar da Ordem dos Advogados do Brasil, em reprimir esse tipo de comportamento por parte dos advogados.

    Fatores diretamente controláveis pelo STF

    Celeridade de seus departamentos e gabinetes de ministros no cumprimento de tarefas rotineiras envolvendo processos.

    Inexistência de normas internas estabelecendo prazos máximos para os ministros permanecerem com processos abertos em suas mãos.

    Fatores influenciáveis pelo STF

    Férias de 60 dias da magistratura (e, por extensão, do Ministério Público). Durante 1/6 do ano a Justiça não funciona. Com informações da Agência Trasparência Brasil.

    Veja o relatório aqui.

    • Publicações1954
    • Seguidores328742
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações569
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisa-revela-morosidade-processual-o-stf/2768935

    Informações relacionadas

    Jose Rodolfo Novaes Costa, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    O STF e a Morosidade para Apreciar a Constitucionalidade das Normas

    A morosidade do Judiciário, suas consequências para as partes e as formas de trazer celeridade aos processos no Brasil

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 5322 DF - DISTRITO FEDERAL XXXXX-67.2015.1.00.0000

    Petição - TJSP - Ação Duplicata - Execução de Título Extrajudicial

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Capítulo VI. Da Recuperação Extrajudicial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)