jusbrasil.com.br
24 de Junho de 2021
    Adicione tópicos

    Livro, O Rio Fervilhante, revela segredos milenares de águas escaldantes da Amazônia

    Observatório Eco - Direito Ambiental
    ano passado

    Um rio em ebulição no coração dos trópicos é o cenário do lançamento da Editora Alaúde, O Rio Fervilhante, novo volume da coleção TED Books. A obra, assinada pelo jovem cientista Andrés Ruzo, é um convite para um mergulho nas misteriosas águas ferventes da Amazônia peruana e uma importante reflexão sobre a relevância da preservação ambiental e de ecossistemas únicos como esse.

    Considerado sagrado pelos moradores da região, o rio escaldante envolve lendas que despertaram a curiosidade do autor ainda criança, quando dedicava horas do seu dia a ouvir atentamente as histórias contadas pelo seu avô sobre estas águas, há milênios protegidas pelos habitantes locais. Os relatos marcaram tanto a infância de Ruzo que, ao se tornar geocientista, decidiu se dedicar à missão de explorar o que havia por trás daqueles contos. As revelações desta jornada imergem o leitor em uma narrativa envolvente capítulo a capítulo: as águas são tão quentes que a população faz chá com elas e pequenos animais que nelas caem são instantaneamente cozidos.

    Além do rio, Ruzo aborda ainda a triste realidade do desmatamento da floresta amazônica, que provoca danos e perdas irrecuperáveis, como a morte de árvores centenárias e a destruição da mata virgem. “Era exatamente isso o que eu estava ajudando a comunidade a combater.”, reporta o autor.

    Imprevisível como as águas escaldantes e letais do rio, o livro é muito mais que uma simples contação de história de um pesquisador curioso. É uma viagem fascinante pelo leste da cordilheira dos Andes e vai surpreender a cada página, a cada imagem. “O Rio Fervilhante não é uma lenda, mas parece saído de um sonho”, revela o explorador.

    Andrés Ruzo foi criado em três países diferentes – Estados Unidos, Nicarágua e Peru –, e as experiências dessa formação multifacetada o ajudaram a enxergar que os problemas do mundo não se conformam às fronteiras que criamos. Na verdade, eles têm um ponto em comum ligado à energia e aos recursos naturais, e essa percepção o inspirou a se tornar um geocientista.

    Formado em geologia e finanças na Universidade Metodista do Sul (Dallas, Texas), onde está finalizando seu doutorado em geofísica, Andrés acredita que responsabilidade com o meio ambiente e prosperidade econômica podem andar juntas, e usa a ciência para unir esses dois propósitos. Ele é explorador da National Geographic, dedica-se avidamente à divulgação da ciência para além da academia e também é produtor de conteúdo educacional.

    TED

    O TED é uma entidade sem fins lucrativos que se destina a divulgar ideias, em geral por meio de inspiradoras palestras de curta duração (dezoito minutos ou menos), mas também na forma de livros, animações, programas de rádio e eventos. Tudo começou em 1984 com uma conferência que reuniu os conceitos de Tecnologia, Entretenimento e Design, e hoje abrange quase todos os assuntos, da ciência aos negócios e às questões globais em mais de cem idiomas.

    Os TED Books são pequenas obras sobre grandes ideias. São breves o bastante para serem lidos de uma só vez, mas longos o suficiente para aprofundar um assunto. A série, muito diversificada, cobre da arquitetura aos negócios, das viagens espaciais ao amor, e é perfeita para quem tem uma mente curiosa e vontade de aprender cada vez mais. Cada título corresponde a uma palestra TED, disponível no site TED.com. Os livros continuam a partir de onde a palestra acaba. Com informações da assessoria.

    FICHA TÉCNICA

    Título: O Rio Fervilhante

    Autor: Andrés Ruzo

    Editora: Alaúde

    Formato: 12,5 x 17,5 cm

    Nº de Páginas: 144

    Acabamento: Brochura

    ISBN: 978-85-7881-596-7

    Preço: R$ 35,00

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)